Seu guia de informações e entretenimento nos bairros
Cursino, Ipiranga, Saúde e Sacomã
Cuidado com as palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com as suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com os seus atos: eles moldam seu caráter.
Paulo Coelho
São Paulo, 11 de Dezembro de 2018
Notícias Colunas & Colunistas Giro do Ciranda Em Outros Bairros Atualidades
Samba no SESC Ipiranga
Bairro: Todos os bairros

No ano em que se comemora o centenário do samba, Sesc Ipiranga apresenta amplo panorama do gênero

Em 2016 comemora-se 100 anos de samba, gênero musical que traz, em sua gênese, a mesma característica de pluralidade presente na formação da nossa sociedade. Não por acaso, é considerado por muitos críticos e estudiosos de diferentes áreas o mais original dos ritmos brasileiros.

 

O indiscutível significado da data, e sua consequente relevância, serão comemorados no Sesc Ipiranga de 26 de agosto a 4 de setembro com o projeto Samba(s), para o qual a curadoria responsável convidou cantores, compositores e instrumentistas de diferentes gerações e representantes de expressivas vertentes do gênero, como samba de raiz, samba-rock, samba-canção e samba-jazz.

 

Em seus repertórios – autorais ou de compositores consagrados – fazem uma homenagem a importantes sambistas, como Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Jorge Aragão, João Nogueira, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Aldir Blanc, Ataulfo Alves, Elton Medeiros, Carmen Miranda, Nelson Cavaquinho, Candeia, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Cartola, Ary Barroso, Adoniran Barbosa.

 

O Projeto Samba(s), assim, pretende evidenciar as constantes mudanças e transformações que o gênero teve em seus 100 anos – algumas das razões pelas quais ele se tornou elemento fundamental na definição da identidade cultural brasileira, seja em ruas, sambódromos, botecos, teatros ou casas de shows.

 

 

Programação – 26/8 a 4/9 

 

No dia 26 de agosto, o cantor e compositor Tunico da Vila, filho de Martinho da Vila, apresenta show de lançamento de seu EP "Velho de Oiá", com sambas afros e românticos.  Compositor de sambas e de sambas-enredo, é tricampeão de samba-enredo pela Unidos de Vila Isabel e percussionista consagrado. Já fez parte das bandas de Alcione, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Emílio Santiago e Luís Carlos da Vila. Tunico também fez carreira internacional, tocando com Ella Henderson e Kelly Rowland, e se orgulha de fazer parte de um movimento que leva a percussão brasileira para o exterior. Neste show vem acompanhado por Baby e Malcon (percussão), Andinho (bateria), Christian (violão), Marquinho (cavaquinho), Nelsinho (contrabaixo), Flavio Patrocinio (flauta) e Juliana Ferreira (backing vocal).

 

O contrabaixista e arranjador Marcos Paiva apresenta, no dia 27/8, “Meu Samba no Prato - Tributo a Edison Machado”, no qual homenageia a estética do samba jazz brasileiro dos anos 60 e 70. Com Edinho Sant´anna (teclado), Daniel D´Alcântara (trompete), Daniel de Paula (bateria),Cássio Ferreira (sax) e Jorginho Neto (trombone).

 

No dia 28, o samba de raiz vem representado por uma nova geração musical. Conhecido como “tocador de samba no cavaco”, Carlinhos do Cavaco, já dividiu palco com importantes nomes do cenário musical, entre eles Nei Lopes, Wilson Moreira, Zé Ketti, Luiz Carlos da Vila, Monarco, Nelson Sargento e Eduardo Gudin. O cantor convida para este show dois outros novos nomes: Graça Braga, cantora e compositora que integrou a Comunidade Samba da Vela (voltada para o culto da cultura popular, os autênticos sambas de terreiro e novos compositores), e Carolina Soares. Eles serão acompanhados por Marcelo Martins (violão 7 cordas), Balto da Silvano (pandeiro) e Sombra (surdo).

 

A cantora Carmen Queiroz apresenta clássicos do samba no dia 2 de setembro. Já veterana, iniciou sua carreira nas noites paulistanas com repertórios de música regional, choro e samba.

Seus trabalhos possuem uma identidade própria, com repertórios de compositores brasileiros consagrados e de talentos que vem despontando no cenário da MPB. No mais recente trabalho, “Enquanto eu fizer canção” (2011), homenageia e reverencia as grandes divas da música popular brasileira que a influenciaram: Dalva de Oliveira, Angela Maria, Elizeth Cardoso, Clara Nunes, Gal Costa, dentre outras. Neste show, ela convida o cantor e compositor Edinho Silva e o cantor e violonista João Macacão.

 

A lendária banda Chic Show apresenta, no dia 3 de setembro, ao ar livre,  o seu tradicional baile, com discotecagem feita pelo DJs Easy Nylon, Katatau e Luizão Chic Show. A grande equipe e família Chic Show fez história em São Paulo com seus grandes bailes e produções. Nos anos 80, e até meados da década de 90, promovia bailes com artistas como Sandra de Sá, Tim Maia, Cláudio Zolli, Djavan e Bebeto, além de exibir clipes internacionais de Michael Jackson, Jackson Five, Aretha Franklin, Marvin Gaye, Johnny Rivers. Neste baile, a banda traz grandes hits daquelas duas décadas, principalmente o samba-rock - ritmo legitimamente brasileiro nascido na periferia de São Paulo.

 

Para encerrar em grande estilo, no dia 4 de setembro Bia Goes convida Sérgio Britto (Titãs) para o show “Brasil em Canções – Uma Homenagem ao Samba Canção”, no qual ela interpreta com vigor vocal e teatral as “canções de fossa” do samba-canção. O show reconstrói, através de cenários, textos, interpretação e instrumentação, a cena musical da década de 40, com sucessos de Donga, Humberto Teixeira, Waldick Soriano, entre outros compositores. Vale ressaltar a iluminação, o cenário e a instrumentação inusitada: guitarra, baixo e  vibrafone.

 

 

PROJETO SAMBA(S) - De 26/8 a 4/9/2016

 

Tunico da Vila. 26/8. Sexta, às 21h

 

Marcos Paiva. 27/8. Sábado, às 21h

 

Carlinhos do Cavaco convida Graça Braga e Carolina Soares. 28/8. Domingo, às 18h

 

Carmen Queiroz convida João Macacão e Edinho Silva. 2/9. Sexta, às 21h

 

Bia Goes convida Sergio Britto - Homenagem ao samba-canção

4/9. Domingo, às 18h

 

Local: Teatro (200 lugares). Ingressos: R$ 6,00 a R$ 20,00. Recomendação etária: livre

 

Baile da Chic Show. 3/9. Sábado, às 19h

 

Local: Quintal. Recomendação etária: livre. Grátis

 

 

Sesc Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga

Telefone para informações: (11) 3340-2000

www.sescsp.org.br/ipiranga

Bilheteria – Terça a sexta, das 12h às 21h; sábados, das 10h às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 18h

 

Não temos estacionamento

Acesso para deficientes físicos

 

Share |
Canal: Notícias
Vitrine do Ciranda

O seu guia de produtos e serviços da região.

Acompanhe!
Publicidade
®2010 Ciranda No Bairro. Sistema por whiteRABBIT.