Seu guia de informações e entretenimento nos bairros
Cursino, Ipiranga, Saúde e Sacomã
Beije devagar, ame loucamente e perdoe rápido
Paulo Coelho
São Paulo, 24 de Janeiro de 2018
Notícias Colunas & Colunistas Giro do Ciranda Em Outros Bairros Atualidades
Dez mitos sobre a meditação
Bairro: Todos os bairros

O que vem à sua cabeça quando ouve a palavra meditação?

Todo mundo provavelmente já ouviu falar nessa arte milenar indiana, cada vez mais difundida em nossa cultura. Mas poucas pessoas sabem o que é realmente a meditação, como meditar e quais os benefícios ela pode trazer para nossas vidas. E a maioria acha muito difícil, alguns até impossível, silenciar a mente e deixá-la descansar por alguns minutos.

Pensando em esclarecer alguns mitos que cercam a meditação, o instrutor da Fundação Internacional Arte de Viver, Alexandre Lopes, que pratica a técnica há sete anos e ensina há cinco, listou algumas das dúvidas mais comuns dos principiantes. “Diga a palavra ‘meditação’ e todo tipo de imagens e noções vêem a nossa cabeça: ‘Isso não é para mim”; ‘Eu não posso ficar sentado por horas’; ‘Por que eu iria querer meditar?’. As pessoas não imaginam como meditar é fácil e que apenas 20 minutos diários podem fazer um bem enorme para a nossa saúde e qualidade de vida”, explica Alexandre.

Confira os 10 mitos listados pelo instrutor de meditação e seus esclarecimentos sobre os benefícios e efeitos da prática.

Mito 1 – Meditação é concentração

Meditação é, na verdade, desconcentração. Concentração é um benefício conquistado pela meditação. Concentração requer esforço e meditação é relaxamento total da mente. Meditação é deixar pra lá, e quando acontece você está em um estado de descanso profundo. Quando sua mente está relaxada, aí sim você pode se concentrar melhor.

 

Mito 2 – Meditação é uma prática religiosa

Yoga e meditação são práticas antigas que transcendem qualquer religião. Para meditar não há barreiras em nenhuma religião. Na verdade, meditação tem o poder de trazer todas as religiões, nações e fés lado a lado. Assim como o sol brilha para todos e o vento corre para todos também, meditação beneficia a todos. “Nós encorajamos pessoas com todo tipo de histórico, religião e tradições culturais a se reunirem e meditar em espírito de celebração” diz o fundador da Arte de Viver, o indiano Sri Sri Ravi Shankar.

 

Mito 3 – Sente na postura de lótus para meditar

O sutra de yoga Patanjali é talvez um dos estudos mais científicos e detalhados que o homem já produziu lidando com a natureza da mente. Ele explica que durante a meditação o mais importante é estar parado e confortável. Isso nos ajuda a ter uma experiência mais profunda na meditação. Você pode sentar de pernas cruzadas em uma cadeira, em um sofá – não tem problema. Ainda assim, quando você começa sua meditação é bom manter sua postura, com a espinha ereta e cabeça e ombros relaxados.

 

Mito 4 – Meditação é para pessoas mais velhas

Meditação é universal e acrescenta valor à vida de pessoas de todas as idades. Uma pessoa pode começar a meditar aos oito ou nove anos. Assim como o chuveiro deixa o corpo limpo, meditação mantém a mente limpa. Alguns minutos de meditação bastam para te acalmar por todo o dia, independente da faixa etária.

 

Mito 5 – Meditação é como se auto-hipnotizar

Meditação é o antídoto da hipnose. Na hipnose, a pessoa não está ciente do que está acontecendo. Meditação é a ciência completa de cada momento. Hipnose leva a pessoa através das mesmas impressões que já estão em sua mente no momento. Meditação nos liberta dessas impressões, para que então nossa consciência esteja livre e fresca. Hipnose aumenta a atividade do metabolismo. Meditação a reduz. “Aqueles que praticam pranayama e meditação regularmente não podem ser hipnotizados”, garante Sri Sri Ravi Shankar.

 

Mito 6 – Meditação é controle da mente

Pensamentos não vêm até nós por convite. Nós nos tornamos cientes deles apenas no momento em que já estão lá. Pensamentos são como nuvens no céu, eles vem por si só. Tentar controlar esses pensamentos envolve esforço, e a chave da meditação é abandonar qualquer esforço. Na meditação, nós não escolhemos bons pensamentos, nem somos adversos aos maus. Nós simplesmente testemunhamos e eventualmente transcendemos pensamentos e nos movemos dentro daquele silencioso espaço interior.

 

Mito 7 – Meditação é uma forma de fugir dos problemas

Pelo contrário. Meditação te dá forças para encarar os problemas com um sorriso. Habilidades se desenvolvem dentro de nós para lidar com situações de uma maneira construtiva. Nós desenvolvemos a habilidade de aceitar situações como elas são e tomar atos conscientes em vez de se lamentar pelo passado ou se preocupar com o futuro. Meditação nutre você com força interior e auto-estima. Funciona como um guarda-chuva durante dias chuvosos. Desafios virão, mas podemos nos mover na direção deles com mais confiança.

 

Mito 8 – Você precisa meditar por horas para ir a fundo

Você não precisa sentar por horas para ter uma experiência profunda em meditação. A conexão com o seu profundo eu interior, sua fonte, pode acontecer em apenas uma fração de momento. Apenas 20 minutos de uma sessão de meditação Sahaj Samadhi, uma das técnicas que ensinamos na Arte de Viver, toda manhã é suficiente para te levar nessa jornada profunda e bela. À medida que você pratica sua meditação todo dia, a qualidade dela melhora gradualmente.

 

Mito 9 – Se você meditar, se tornará um monge ou recluso

Você não precisa abandonar sua vida material para meditar ou progredir em um caminho espiritual. Na verdade, a qualidade com que você desfruta aumentará na medida em que você medita. Com uma mente relaxada e pacífica, você será capaz de viver feliz e fazer outros ao seu redor felizes também.

 

Mito 10 – Você só pode meditar em certas horas, voltado para certas direções.

Toda hora é boa para meditar e todas as direções são corretas. A única coisa que se deve manter em mente é que seu estômago não deve estar cheio, ou você pode cochilar em vez de meditar. No entanto, é uma boa pratica meditar durante o nascer do sol ou no crepúsculo, já que isso te mantém calmo e energizado ao longo do dia.

 

Share |
Canal: Dicas
Vitrine do Ciranda

O seu guia de produtos e serviços da região.

Acompanhe!
Publicidade
®2010 Ciranda No Bairro. Sistema por whiteRABBIT.