Seu guia de informações e entretenimento nos bairros
Cursino, Ipiranga, Saúde e Sacomã
Beije devagar, ame loucamente e perdoe rápido
Paulo Coelho
São Paulo, 22 de Setembro de 2017
Notícias Colunas & Colunistas Giro do Ciranda Em Outros Bairros Atualidades
Saúde

Saúde é um distrito situado na região centro-sul da cidade de São Paulo.

 Trata-se de uma região predominantemente de classe média alta , com renda média em torno dos R$ 2.860,00.

Metrô: O distrito é atendido pela Linha 1 (Azul) do Metrô de São Paulo.

Bairro da zona centro-sul de São Paulo, começou apenas como parte de um caminho onde os tropeiros faziam parada, denominado Cruz das Almas, por existir por ali uma cruz onde se ascendiam velas e colocavam imagens de santos em homenagem aos mortos. Uma das histórias que sobreviveu por séculos conta que, no local, dois ladrões assassinaram dois irmãos tropeiros gaúchos, daí porque foi montado este pequeno santuário.

Em 1910 foi construída a capela de Santa Cruz, no cruzamento das ruas Santa Cruz e Domingos de Morais (hoje fora do distrito). Sete anos mais tarde a capela foi elevada à condição de paróquia sob a invocação de Nossa Senhora da Saúde. Ao redor da igreja, surgiu um núcleo de moradores formado principalmente pelos recém-chegados imigrantes orientais e europeus, especialmente japoneses e alemães.

Com o passar do tempo, o velho nome "Nossa Senhora da Saúde" foi sendo abreviado e se transformou simplesmente em "Saúde", que deu nome ao distrito criado em 1925. Na mesma época, a Prefeitura reservou uma grande área denominada "Bosque da Saúde", hoje um bairro de alto padrão da cidade, mas que na época era apenas uma área verde freqüentada nos finais de semana por pessoas que queriam fazer piqueniques.

Em 14 de setembro de 1974, o bairro foi um dos primeiros a ser atendidos pelo Metrô de São Paulo. Isso acabou servindo como elemento propulsor da procura por imóveis na região, bem como do aumento do comércio e do setor de serviços, o que torna a Saúde um dos distritos com melhor infra-estrutura para se viver e trabalhar na Capital hoje.

Limites

* Norte: Rua Loefgreen.

* Leste: Avenida Doutor Ricardo Jafet e Avenida Professor Abraão de Moraes.

* Sul: Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, Avenida Afonso D"Escragnolle Taunay, Avenida dos Bandeirantes, Rua Arapuã e Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira.

* Oeste: Rua Jurandir e Avenida dos Bandeirantes (delimitadoras do Aeroporto de Congonhas), Viaduto João Julião da Costa Aguiar, Avenida Moreira Guimarães e Avenida Rubem Berta.


População: 118.077 hab. (2000)

Densidade hab./km²

Renda média R$ 2.860,27

IDH 0,942 - elevado

Subprefeitura Vila Mariana

Região Administrativa Centro-Sul

Área Geográfica Centro Expandido

Vitrine do Ciranda

O seu guia de produtos e serviços da região.

Acompanhe!
Publicidade
®2010 Ciranda No Bairro. Sistema por whiteRABBIT.